Amostragem e Experimentação: A alavanca para gerar desejo, leads e conversão.
- Deidiane Prates
- 4 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de jun. de 2024
Sabe aquela sensação de "Necessito!" após experimentar algo bom?
Você já se viu em uma situação onde foi difícil dizer “não quero mais” a um produto ou serviço?
Algum streaming famoso que aumentou o preço subitamente?
Alguma degustação que te ofereceram na frente de um restaurante e você pensou “Preciso muito disso”!
Há quem vá comprar um carro e quando entra nele pensa: “É esse!”
Essa é a sensação que a técnica de experimentação e amostragem causa, e existe um fenômeno da psicologia chamado Efeito Endowment capaz de explicar. Ele descreve a tendência de indivíduos dotarem com maior valor itens sob a sua posse do que itens de terceiros.
E o que isso tem a ver com o marketing e a técnica de amostragem e experimentação?
Uma vez que os consumidores tenham os produtos em suas mãos e os usem, eles desenvolvem um senso de propriedade em relação aos produtos, mesmo que temporariamente. Então o efeito endowment entra em jogo, aumentando sua disposição para comprar os produtos após o teste.
Listamos para você alguns exemplos de ações de Amostragem e Experimentação de produtos e serviços para que aplique essa forte técnica de atração de leads e conversão em seu negócio:
1.Sampling (Distribuição de Amostra grátis);
2. Test drive de veículos;
3. Sessões gratuitas de serviços, muito utilizado por clínicas de estética;
4. Período de teste gratuito. Prática comum de streamings de vídeo, aplicativos e ferramentas. Estamos falando do famoso ‘7 dias grátis’.
5. Participação em feiras com demonstração do produto ou serviço;
6. Cupom para utilização ou acesso grátis;
Mas antes de aplicar qualquer uma dessas técnicas de experimentação ou amostragem, tenha certeza de que o seu cliente terá uma experiência incrível!
Tem jeito melhor de criar conexão do que gerando experiência?!
Confira outras técnicas de neuromarketing para te inspirar nas suas próximas ações:
Porque as marcas marcas usam tanto as frases:
· Está acabando!
· Últimas unidades!
· Por tempo limitado!
Ancoragem
Na sua opinião, qual destas promoções têm maior potencial de conversão?
- TV de tela plana com 20% off
- TV de tela plana de R$ 2.000 por R$ 1.600
Sabia que tendemos a mudar nosso comportamento e opinião de acordo com o que outras pessoas falam e como agem?
A Prova Social é um conjunto de técnicas que trabalha gatilhos mentais para influenciar a decisão de compra de consumidores na etapa final do funil de vendas: Quando ele já conhece sua necessidade, as marcas que oferecem e agora só precisa de um empurrãozinho para decidir onde comprar.
Efeito de Inércia:
As pessoas tendem a permanecer em seu estado atual ou escolher a opção mais fácil e menos exigente. Então, SIMPLIFIQUE para elas.
Entenda quais ações tendem a expulsar os compradores do seu site e veja como aumentar sua conversão.
Confie na expertise da M30 para criar ações e aumentar suas vendas! 🚀

Comentários