Prova Social: O acelerador de vendas.
- Deidiane Prates
- 29 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de jun. de 2024
Sabia que tendemos a mudar nosso comportamento e opinião segundo o que outras pessoas falam e como agem?
Por isso, mostrar evidências de que outros consumidores estão satisfeitos com o seu produto ou serviço é eficaz para gerar conversões.
A Prova Social é um conjunto de técnicas que trabalha gatilhos mentais para influenciar a decisão de compra de consumidores na etapa final do funil de vendas, ou seja, quando o consumidor já conhece sua necessidade e as marcas que a oferecem, e chegou no momento de decidir onde comprar.
Separamos os melhores gatilhos e orientações para você já começar a trabalhar com Prova Social no seu negócio:
Depoimentos e Avaliações: Estimule seus clientes a avaliar e comentar sobre seus produtos, para que outros clientes se inspirem.
Já se tornou um hábito que os consumidores busquem pela avaliação do produto antes de finalizar a compra, e muitos desistem de comprar produtos que não possuem avaliações.
Crie campos para avaliação de produtos e serviços no seu site.
Utilize o Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita utilizada como referência por muitos consumidores que buscam informações sobre uma empresa.
Números e Estatísticas: Exiba números de vendas, estatísticas de uso ou de satisfação. Isso demonstrará o sucesso e a popularidade do seu produto ou serviço.
Influenciadores e Figuras Públicas: Quem melhor do que alguém influente para falar bem do seu produto?
As pessoas tendem a confiar na opinião e no comportamento dos indivíduos que seguem. Não precisa ser uma celebridade, basta alguém com um número significativo de seguidores.
Mas lembre-se de escolher alguém que tenha compatibilidade com o seu produto e posicionamento. Escolhas ruins podem prejudicar a imagem da sua marca.
Vivência - Demonstrações Sociais: Mostrar fotos ou vídeos de pessoas comuns usando seu produto ou serviço em situações cotidianas criam uma sensação de familiaridade e aceitação.
Vídeos de Teste: Clientes em fase de decisão de compra buscam por vídeos de demonstração do produto de interesse.
O TikTok vem ganhando cada vez mais notoriedade e se torando um dos principais canais de busca, pela quantidade de vídeos publicados por seus usuários mostrando e avaliando suas compras.
Vídeos unboxing: Combine esta ação com a de Influenciadores e alcance números incríveis.
Assim como os vídeos de teste, os vídeos unboxing são assistidos por clientes em fase final de compra.
As marcas costumam presentear influenciadores com seus produtos, estimulando-os a gravar estes vídeos divulgando a marca.
Certificações e Prêmios: Exibir certificações de qualidade, prêmios recebidos ou reconhecimentos da indústria irão conferir credibilidade à sua empresa.
Essas são algumas maneiras de implementar ações de Prova Social. Cada uma visa mostrar que outras pessoas já experimentaram e aprovaram um produto ou serviço, influenciando assim as decisões e comportamentos de outras pessoas.
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