Conheça a Ancoragem: técnica de venda para gerar percepção de valor e influenciar na decisão de compra.
- Deidiane Prates
- 3 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Na sua opinião, qual destas promoções têm maior potencial de conversão?
- TV de tela plana com 20% off
- TV de tela plana de R$ 2.000 por R$ 1.600
Na segunda opção de promoção, foi aplicada a técnica de Ancoragem:
1. Preço Âncora: Antes de revelar o preço promocional, a oferta exibe o preço original. O preço original é o preço âncora;
2. Percepção de valor: Ao ver o preço original, os consumidores percebem o desconto como uma economia significativa em relação ao preço inicial da TV e entendem a oferta como uma oportunidade;
3. Influência na decisão de compra: Segundo o estudo da psicologia do consumidor, estes tendem a basear suas decisões em torno da primeira informação que recebem. Sendo assim, com esta técnica, o consumidor pode estar mais propenso a considerar o preço promocional como uma oferta vantajosa, mesmo que o preço real de mercado para uma televisão similar seja mais baixo;
4. Transparência e Honestidade: Certifique-se de que as promoções e descontos oferecidos em relação à âncora de preço sejam genuínos e significativos. Os consumidores podem se sentir enganados ao perceberem que o desconto real não corresponde à âncora inicial. Foi a falta de transparência nesse tipo de ação que tirou a credibilidade de muitas marcas na maior data de ofertas de ancoragem do mundo: A Black Friday.
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Confira outras técnicas de vendas e neuromarketing que separamos para você:
Porque as marcas marcas usam tanto as frases:
· Está acabando!
· Últimas unidades!
· Por tempo limitado!
Sabia que tendemos a mudar nosso comportamento e opinião de acordo com outras pessoas falam e como agem?
A Prova Social é um conjunto de técnicas que trabalha gatilhos mentais para influenciar a decisão de compra de consumidores na etapa final do funil de vendas: Quando ele já conhece sua necessidade, as marcas que oferecem e agora só precisa de um empurrãozinho para decidir onde comprar.
3. Efeito de Inércia:
4. Amostragem
Aqui estamos falando de ações que consistem em gerar experimentação e teste de seus produtos ou serviços: amostra grátis, test drive, sessões gratuitas, período de teste, etc.
Existe um fenômeno na psicologia chamado 'Efeito endowment', em português 'Efeito dotação ou efeito posse', que descreve a tendência de indivíduos dotarem com maior valor itens sob a sua posse do que itens de terceiros. Uma vez que os consumidores tenham os produtos em suas mãos e os usem, eles desenvolvem um senso de propriedade em relação aos produtos, mesmo que temporariamente. Então o efeito endowment entra em jogo, aumentando sua disposição para comprar os produtos após o teste.
Olha só como a psicologia e a neurociência são aliados fundamentas do marketing. Quando entendemos o comportamento do consumidor, encontramos muitas possibilidades.
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