top of page

Phygital: A polêmica da falsa automação da Amazon

A notícia de que a Amazon usava uma falsa automação em suas lojas balançou o mercado Phygital (a união entre a loja física e a loja online).


Apesar de inovador, seu sistema "Just Walk Out", enfrentou desafios, incluindo a necessidade de mais de 1.000 funcionários na Índia para assistir e etiquetar vídeos a fim de garantir o processamento correto das compras.


Em substituição, a Amazon está implementando os "Dash Carts", carrinhos de compras equipados com scanner e tela, permitindo que os consumidores escaneiem e paguem pelos produtos conforme fazem suas compras.


E você? Que adaptações do Phygitial está aplicando em seu negócio?


Quem acompanha a M30 já entendeu que o foco das empresas deve ser o ser humano em mente, coração e espírito, como manda o Pai do Marketing, não é mesmo? 🧠 ❤️💫


Já entendemos também que esses três elementos são alcançados por meio da EXPERIÊNCIA.


Então, eis que o Phygital, é a nova realidade para atender o novo comportamento de compra dos consumidores. Isso porque, nele há uma possibilidade infinita de oferecer experiências aos clientes.


Muitas marcas já estão se adaptando. Lojas que antes atuavam somente no digital estão abrindo lojas físicas e lojas físicas estão inserindo interações digitais. Isso é mais que multicanalidade, é Omnichannel.


O Phygital, traz consigo os conceitos apresentados nos livros Marketing 3.0, Marketing 4.0, Marketing 5.0, e Marketing 6.0 de Kotler, unindo a experiência, a tecnologia, inteligências artificiais e a imersão.


A realidade aumentada e a realidade virtual são grandes aliados do Phygital, e apesar de parecer algo distante para o comércio brasileiro, já é bastante utilizado.


A M30 separou para você alguns insights e ferramentas para inspirar, trazer ideias e quem sabe um novo passo para o seu negócio:


Disney Magic Band

Por meio de uma pulseira, o visitante do parque tem acesso ao seu quarto, brinquedos, atrações e todas as informações necessárias para uma experiência fácil completa e confortável.


Experiências Sensoriais

A Beleza na Web está abrindo lojas físicas com os mesmos preços da loja online, oferecendo experimentação dos produtos.


O Boticário, está realizando imersões em suas lojas conceito, reforçando sua autoridade na área com aulas sobre a arte da perfumaria, testes de coloração pessoal, diagnóstico capilar e até menu de bebidas inspirados em fragrâncias.


Realidade Virtual

Um ambiente digital imersivo que simula a presença física e permite interações em tempo real, envolvendo os sentidos: visão, audição e, às vezes, até o tato.


A Red Bull, por exemplo, criou experiências de realidade virtual com "Red Bull Air Race VR", que permite aos usuários experimentarem a corrida aérea em 360 graus.


Realidade Aumentada

A realidade aumentada (RA) combina elementos do mundo real com elementos virtuais, criando uma experiência mista em tempo real.


O app "Natura Espelho", por exemplo, permite que os usuários testem cores de batom, sombras, bases e outros produtos diretamente em seus rostos usando a câmera de seus smartphones.


A RA já uma realidade comum, muitas marcas utilizam e alguns viraram utilidades diárias e entretenimento, como o Google Maps Live View e o Pokémon Go.


Totens de autoatendimento

Já é bem comum no Brasil em redes de fast food, supermercados e até hospitais.


Uma solução em constante evolução, que diminui filas e agiliza o atendimento, melhorando a experiência do consumidor.


Fique por dentro de tudo o que acontece no mundo do marketing! Siga a M30 Marketing e Design nas redes sociais:





Loja Amazon Go
Foto da loja Amazon Go

Comentários


bottom of page