O poder negligenciado dos sites: a ferramenta mais estratégica do marketing.
- Deidiane Prates
- 24 de mai. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 20 de ago. de 2024
Conhece alguma empresa de sucesso que não tem um site?
E para quem acha que as Redes Sociais substituem o site: não se engane!
As ferramentas digitais trabalham de forma integrada e trazem muitas possibilidades para as empresas. Cada uma delas tem o seu papel na construção de uma estratégia forte de marketing, mas o site é a base de tudo, o integrador de canais e o gerador de dados mais potente de uma empresa.
Entenda qual o poder dos sites: a ferramenta mais estratégica:
O site potencializará seus resultados nas Redes Sociais
SEO, Gestão de Tráfego, Google Ads, Meta Ads e LinkedIn Ads. Você já ouviu falar desses termos? São as ferramentas de marketing digital mais importantes da atualidade, e elas precisam de um site integrado para gerar resultados no seu potencial máximo.
Só pelo fato do seu site existir, com a aplicação correta do SEO (Search Engine Optimization - otimização de mecanismos de busca) você será encontrado no Google, sem investimentos em publicidade. Com investimento (SEM — Search Engine Marketing — Marketing de Busca) você atinge resultados incríveis.
Jornada do consumidor e geração de leads
O site é a única ferramenta capaz de dizer com exatidão qual a jornada seus consumidores estão fazendo para adquirir seus produtos. Com esse dado você consegue identificar, por exemplo: quais são as páginas mais visitadas, em que etapa seus clientes abandonam o carrinho, quantos cliques nos botões "comprar", "solicitar orçamento" ou "contato" x quantas compras ou cadastros (leads) foram feitos (conversão).
Consegue imaginar a quantidade de melhorias que essas informações te permitem fazer para aumentar suas vendas? E esses são só alguns exemplos.
Perfil do público-alvo
O sonho de todo empreendedor é ter o seu público-alvo muito bem definido (pelo menos deveria ser). Essa é uma informação essencial para criar qualquer ação de marketing, afinal para quem direcionaremos a comunicação? Com que linguagem e tom de voz? Iniciar uma campanha de anúncios sem essa informação é um desperdício de verba.
O site te fornece muitos dados sobre o público-alvo: idade, sexo, localidade. E quando você sobe para o nível de anúncios (Google Ads e Meta Ads) a integração com o seu site é essencial para compartilhar essas informações e tornar suas campanhas verdadeiras máquinas de aprendizado sobre o seu público.
O site é uma publicidade de baixo investimento com muito potencial de alcance
Vamos relativizar o valor x resultado de um site com um outdoor, por exemplo:
Para anunciar em um outdoor você investirá no mínimo R$ 3.000 por 15 dias (impressão e instalação de lona ou papel, com preço médio de R$ 2.000, mais o aluguel do espaço que tem uma variedade de preço exorbitante, pois depende da localidade, vamos então avaliar com um preço mínimo de R$ 1.000).
O outdoor tem um alto alcance por estar em rodovias e locais de alto fluxo de carros e pessoas, mas sem nenhum filtro de público. É difícil saber qual o percentual de público-alvo está sendo impactado e qual o resultado efetivo ele está gerando.
O potencial de alcance de um site é incomparável ao do outdoor, sem limites de fronteiras, e o melhor, de forma segmentada, exatamente para o seu público-alvo. E ainda carrega consigo todas as oportunidades citadas neste artigo.
O site te dará AUTORIDADE na internet
Quando você gera informações com o seu site, os sistemas de busca começam a usá-lo como fonte de informação. Se as suas entregas forem úteis, frequentes e confiáveis (sem páginas quebradas, informações inconsistentes, etc.), os buscadores começarão a elencar seus conteúdos entre os primeiros. Isso é construção de AUTORIDADE.
Consequentemente, o número de visualizações do seu site irá aumentar. Entende a oportunidade de venda que essa estratégia gera para o seu negócio? Mas é claro, os conteúdos precisam estar relacionados ao seu ramo de atuação para atrair pessoas interessadas no seu negócio.
Existem muitas técnicas para construir bons conteúdos e a M30 pode te ajudar com isso.
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